Copa América de Futebol de Rua fortalece prática do fútbol callejero; duas delegações brasileiras vão participar do torneio

A Copa será realizada entre 16 e 24 de maio com a participação de 14 países

2014 foi um ano de muito futebol nas ruas de São Paulo. Em julho, cerca de 300 jovens de 20 países diferentes chegaram à cidade para participar do Mundial de Futebol de Rua. O torneio tocou em temas como mediação de conflitos, discriminação e exclusão social. Tudo através da metodologia do Fútbol Callejero. Foram dias em que jovens do mundo inteiro realizaram um mergulho em valores como solidariedade, cooperação e participação.

Agora a bola vai rolar na cidade de Buenos Aires, na Argentina, sede da Copa América de Fútbol Callejero, entre os dias 16 e 24 de maio. No torneio, vão jogar equipes representantes de 13 países americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Paraguai, Peru e Uruguai. Além disso, também vai participar como convidado especial uma equipe europeia: Catalunya.

O troféu em jogo leva o nome de Nelsa Curbelo, indicada ao Prêmio Nobel da Paz (2009) e uma das líderes sociais mais importantes da América Latina, cujo trabalho com a metodologia do fútbol callejero, voltado para a educação para a paz e para a não violência, tem viajado o mundo.

Para a Copa, serão construídas duas arenas especiais: uma no Parque Chacabuco, tradicional bairro na zona sul de Buenos Aires, onde vão se realizar os jogos da primeira fase, e outra no Parque Roseiral, em Palermo, com capacidade para 3 mil pessoas. Nesta última arena será jogada a final no sábado (23/05). O sorteio dos grupos será realizado na terça-feira (19/05), já com todas as delegações participantes em Buenos Aires.

O torneio volta à Argentina depois de uma década. Em 2005, realizou-se em Buenos Aires o 1º Encontro Sul Americano de Fútbol Callejero, pontapé inicial para os Mundiais de Fútbol Callejero na Alemanha, em 2006, na África do Sul, em 2010, e no Brasil, em 2014. 

Sobre o Movimiento del Fútbol Callejero

O movimento é constituído por um conjunto de organizações sociais que através da metodologia do futebol de rua compartilham a missão de construir cidadania, defender os direitos humanos, promover uma sociedade inclusive e reconhecer as diversidades culturais e étnico-raciais. Conheça: http://www.movimientodefutbolcallejero.org/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>